Translate

domingo, 12 de outubro de 2014

Importância das Comunidades Virtuais de Aprendizagem para a EAD

Disponível em: http://educacao-e-tecnologias.blogspot.com.br/2010/05/o-que-entender-por-comunidades-virtuais.html

Durante o desenvolvimento da disciplina de Metodologia da Educação a Distância I, no Curso de Pedagogia - modalidade EaD da Universidade do Estado de Santa Catarina, estudamos sobre diferentes conceitos que permeiam a Educação a Distância (EaD), sua história e evolução ligada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as leis que a regulamentam no Brasil, a sua expansão através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mas principalmente sobre os modelos pedagógicos aplicados nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais e a importância das Comunidades Virtuais de Aprendizagem, onde a conectividade entre professores e estudantes proporciona uma "aprendizagem horizontal", resultado de um "trabalho colaborativo e dialógico". (SCHENKEL, 2013).

Em seu artigo Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios ás instituições educativas, Fernando Albuquerque Costa (2012, p. 61) nos coloca sua opinião dizendo que "as tecnologias baseadas na internet podem" promover uma remodelagem na forma como os estudantes refletem sobre as informações que tem acesso e elaboram novos conhecimentos, Isso tem sido alvo de estudos específicos. O autor foca em sua pesquisa a importância do social na aprendizagem e traz os conceitos de Presença Social, Presença Cognitiva e Presença do Professor como propriedades intrínsecas para uma aprendizagem significativa em ambientes virtuais de aprendizagem e acentua que as comunidades virtuais de aprendizagem tornaram-se ambientes proporcionadores para essa ação.

O autor também nos alerta para as dificuldades que a escola possui para acolher estas novas formas de aprendizagem, pautando-se ainda num modelo presencial e tradicional que foca no ensino e não na aprendizagem.

Sobre isso Sartori e Roesler (2014, p. 07) pontuam que a comunidade virtual de aprendizagem “como forma de promover educação, cultura e comunicação, oportuniza a socialidade, visto que os aprendizes se encontram apoiados por uma lógica de compartilhamento tanto de paixões e sentimentos quanto de projetos de vida.” Nesse sentido, colaboram para a formação social e cognitiva de um cidadão que se tornará mais autônomo, crítico e criativo, exercendo sua cidadania, desenvolvendo-se cultural e socialmente, construindo novos saberes adquiridos na convivência das comunidades virtuais de aprendizagem.

Referências

COSTA, F. A.. Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios às mudanças educativas. In.: Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 30, n. 1, 59-75, jan/abr, 2012.

MUSSOI, E. M.; FLORES, M. L. P.; BEHAR, P. A.. Comunidades Virtuais - um novo espaço de aprendizagem. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/ 8aEunice.pdf>. Acesso em 11/09/2014.

SARTORI, A. S.; ROESLER, J.. Comunidades Virtuais de Aprendizagem: espaços de desenvolvimento de socialidades, comunicação e cultura. Disponível em: <http:// www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo1.pdf>. Acesso em: 11/09/2014.

SCHENKEL, M. H. B.. Metodologia da educação a distância I: caderno pedagógico. 1 ed.. Florianópolis: DIOESC/UDESC/CEAD, 2013.

Trabalho Final para a disciplina de Metodologia da Educação a Distância

Autoria: Cátia Weber, Ivanete Nardi Efe e Kátia Alexandre.

Plano de aula de Artes II

Foto: Claudia Mariano. Disponível em:
 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/9-motivos-seu-filho-aprender-dancar-635350.shtml

Na disciplina de Ensino e Metodologia de Artes II, construímos um Plano de Aula com o tema: A Cultura Açoriana na Escola - A Dança como recurso de aprendizagem e contextualização dos saberes. Confira o trabalho na íntegra aqui.

Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Foto: Equipe de Trabalho

Trabalho Final apresentado para a disciplina de Análise e Produção Textual III, sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Para acessar o arquivo PDF clique aqui.
Para assistir ao vídeo da apresentação do seminário clique aqui:

Plano de Aula sobre o tema "Fontes de energia: sua importância e utilização no cotidiano"

Disponível em: http://www.cerne.org.br/pt-BR/noticias/fontes-renovaveis-atendem-12-9-da-oferta-de-energia-no-mundo

Nas disciplinas de Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II e Simbologia Braille desenvolvemos um Plano de Aula abordando o tema "Fontes de energia: sua importância e utilização no cotidiano". Confira nossa sequência didática aqui.

A Educação Básica no Município de Florianópolis

Autoria: Reportagem "Educação integral ou tempo integral: qual a diferença?" - http://envolverde.com.br/educacao/reflexao/educacao-integral-ou-tempo-integral-qual-a-diferenca/

Como meio de conhecermos melhor a educação básica no município de Florianópolis, SC, fomos convidadas à analisar diferentes documentos que a regulam e estruturam, cujo resultado pode ser visto no texto escrito como trabalho final para a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Instituição Básica. Confira o texto em PDF aqui.

(Con)vivendo com as diferenças!



Foto: Equipe de Trabalho.

Outro trabalho muito interessante realizado neste semestre de 2014.2 por esta equipe foi a cartilha (Con)vivendo com as diferenças onde apresentamos informações básicas sobre a Simbologia Braille e a Lingua Brasileira de Sinais (Libras), oferecendo dicas de convivência com pessoas cegas, com baixa visão ou surdas. Confira o trabalho aqui.

Conhecendo a Cidade e suas representações: que cidade é esta? O Museu Victor Meirelles

Foto: Equipe de Trabalho.
Este trabalho faz parte da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de História II e tem como proposta a temática interdisciplinar "Conhecendo a Cidade" na 6ª fase do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O trabalho visa conhecer o Museu Victor Meirelles e inserir o Museu como ferramenta pedagógica para trabalhar com os anos iniciais, na construção do conhecimento da história local.

Para acessar o trabalho completo clique aqui.